Menu

Arquivo

Freguesia












Festa de São Sebastião em Carapeços 13 anos depois.
20Jan2018 12:23:17
Publicado por: José Pernicas Silva

Festa de  São Sebastião em Carapeços 13 anos depois.

Muitos dos Carapecenses já se devsebasti_o.jpgeriam ter apercebido das salvas no raiar do dia neste Sábado, seguindo-se  depois música gravada na torre da igreja paroquial! O Carapeços Online é o único órgão de informação de Carapeços e foi à procura do programa das festas (que deixam qualquer Carapecense de gema de orgulho)  , e no centro cívico encontramos as duas pessoas que tiveram esta iniciativa. São eles Ricardo Linhares ( Escairo) e Tadeu Pegas ( Filho da Zeza )  ambos moradores na zona do  Pereiro e Bouça Capela .

Como surgiu  esta iniciativa de  festejar a honra do Santo  foi a nossa primeira pergunta. Sem se querer  alongar  muito na mini conferencia  , o Ricardo lá nos foi dizendo que tinha motivos pessoais para   fazer a festa.  Mas o Tadeu ao saber desta iniciativa juntou-se    a este ato de solidariedade,  e  como granes amigos que são,  lá puseram os pés ao caminho percorrendo as casas da freguesia sem saber  até onde podiam chega no peditório simbólico. As pessoas foram espetaculares e aderiram com toda a sua naturalidade  à pretensão destas duas pessoas. O tempo foi em cima do joelho, e por isso não deu para fazer um programa com antecedência. Mesmo assim conseguiram ter a presença da Fanfarra , o Rancho de Carapeços e o grupo de Jovens de Carapeços Kyrios . Recordamos,  e foi o próprio Ricardo que nos informou, que a última Festa feita ao São Sebastião em Carapeços  foi no ano de 2005 .

Passamos ao programa da Festa.

Pelas 14.30 dará entrada no centro cívico a Fanfarra de são Tiago de Carapeços .

Pelas 15.00 terão inicio os atos religiosos com missa  e sermão em  honra a São Sebastião. Seguindo-se  depois a procissão.

A eucaristia conta com a presença do grupo de Jovens  de Carapeços Kyrios.

Pelas 18.00 terá lugar na casa do Povo atuação do Rancho Folclórico de São Tiago de Carapeços.

Naturalmente  os foguetes estão na ordem deste dia 20 de Janeiro o dia do mártir são Sebastião.  

Por último o agradecimento ao Ricardo e ao Tadeu por fazer renascer uma festa que vigorou  em Carapeços desde os anos 20  até 2005.  

 

 



Partilhar:

Artigos Relacionados
Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
Briosa e Cenoura são reforços confirmados no Carapeços.
Otávio de regresso a ACDC?
Emanuel Sá, a nova vaga de avançados da ACDC ?
ACDC em Festa.
Uma Festa da ACDC Porreira.
Entrevista a Mago Marco
Foto Miguel Francisco
Hélder Tomé é eventualmente Candidato às próximas eleições.
Nasceu o Espaço de Lazer da Quinta Coutada.


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.