Menu

Arquivo

Freguesia












Acolhido em Carapeços, Casal Sírio 4 meses depois!
18Jan2017 15:16:43
Publicado por: José Pernicas Silva

images_de_refugiadios.jpgAcolhido em Carapeços, Casal Sírio 4 meses depois!

O casal Sírio com dois filhos gémeos acolhidos em Carapeços (Numa habitação independente na casa de Nazaré) em meados de Setembro, estão melhor adaptados à nossa cultura, mas ainda separados por muitas barreiras, é o que parece transparecer a entrevista deste casal ao Jornal de Barcelos desta quarta-feira dia 18-01-2017.

O maior sonho deles é regressar o mais depressa possível às suas raízes, à Cidade de Al Quanaitra sua terra Natal na Síria. Onde deixaram para trás a sua família.

Safaa Ibraim tem 23 anos, o seu marido Mahmood Daher tem 30.

Os gémeos (um menino e uma menina) já completaram 8 meses, e parecem não estranhar ninguém, face ao colo que carinhosamente vão tendo das muitas pessoas mais chegadas e de confiança deste casal. A comunicação continua a ser difícil, no entanto, Safaa já consegue ter uma conversa em português, depois de frequentar aulas de inglês na Universidade do Minho. “A nível emocional é muito difícil lidar com esta situação, porque por mais que nós demos todas as condições e respondamos a todas as necessidades não conseguimos responder à questão “emocional” explica Margarida Silva Assistente Social da “Associação Carapeços Solidário”

Há um grupo de amigos que os acompanha diariamente. Tentamos dar-lhe dias melhores e fazer-lhes ver que é possível ter esperança no futuro a longo prazo. O maior desejo deles é voltar ao país deles.” Quando se fala do seu regresso, Safaa não acredita que o seu sonho se concretize num futuro próximo. Por sua vez, a Associação Cor Unum dos Apóstolos do Imaculado Coração de Maria, a entidade que assumiu a responsabilidade pelo acolhimento e ainda as restantes Associações da freguesia fazem o que podem. O casal reconhece esse apoio.

Sobre culturas de alimentação, Mahmood já começou a plantar a sua própria horta, porque apesar de lhe chegarem com frequência legumes oferecidos, em mais dos casos são lhe estranhos e não sabem o que fazer com eles.

Na noite de Natal o Presidente da Direção da Casa de Nazaré, fez questão de receber o casal em sua casa. Com uma ementa tão distante dos seus hábitos comeram batatas com ovos cozidos e alguns doces, conta Manuel Barbosa.

Segundo Margarida Silva, “Na generalidade, a população de Carapeços recebeu-os de braços abertos, contribuindo ainda com géneros alimentares e coisas para a casa. Se tudo correr bem Safaa e Mahmoud e os filhos vão ficar 2 anos em Carapeços. O passo seguinte é arranjar-lhe trabalho. Na Síria Safaa estudava na Universidade para ser professora de ensina básico e o Mahomoud trabalhava no ramo de eletricidade. A Safaa gostava de trabalhar na área de infância, nas no futuro também quer acabar os estudos.” A Safaa diz que Portugal é muito diferente da Síria, mas agora está melhor de que há 4 meses atrás, data da sua chegada a Carapeços.

 



Partilhar:

Artigos Relacionados
Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
" Entrevista ao Tio Zilo"
Briosa e Cenoura são reforços confirmados no Carapeços.
Otávio de regresso a ACDC?
Emanuel Sá, a nova vaga de avançados da ACDC ?
ACDC em Festa.
Uma Festa da ACDC Porreira.
Entrevista a Mago Marco
Foto Miguel Francisco
Hélder Tomé é eventualmente Candidato às próximas eleições.


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.