Menu

Arquivo

Freguesia












Joaquim Sousa Rodrigues faleceu temos um seu testemunho de 2007.
17Nov2016 16:10:36
Publicado por: José Pernicas Silva

S.Joaquim_Sousa_rodriges.JPGJoaquim Sousa Rodrigues faleceu temos um seu testemunho de 2007.

Foi no ano de 2007, uma quarta-feira 25 de Julho, no evento Semana da Freguesia levada a cabo pela junta atual, sendo presidente "Bartolomeu Barbosa", que todos os presidentes de junta de Carapeços (vivos) foram homenageados. Esta cerimónia teve lugar  na Caso do Povo de Carapeços. Um desses Presidentes foi o Sr. .Joaquim de Sousa Rodrigues . Figura ilustre que foi a sepultar nesta manhã de quinta feira  17/11/2016  com 81 anos de idade. O Sr. Joaquim do Supermercado como passou a ser conhecido, foi Presidente da Junta entre 1986 e 1989. Todos os presidentes presentes prestaram  declarações para o Carapeços Online. Deixamos aqui o seu testemunho na época.   

  Joaquim de  Sousa Rodrigues. O meu mandato foi de 1986 a 1989.

Fui do tempo em que  cortar um palmo de terreno,ou cortar um pé de videira, era como quem cortasse um braço ou uma perna ao proprietário  do terreno onde era necessário o  alargamento.

Foi no meu  mandato que se criou  o  melhor acesso ao coração da freguesia, tratando-se naturalmente  da igreja, Casa do Povo, Escola etc. Foi a estrada que liga hoje  Beiriz -  Carvalho Santo.  Fiz a ligação do Soutelo - Apeadeiro,  fiz também  a pavimentação da estrada que liga Areeira - S.º António do Penido,  fizemos pequenas coisas tais  como seja uma parte do caminho que liga o lugar da quinta à  igreja, e do  Coval à Picarreira  o  alargamento da estrada que faz norte com a quinta da Coutada, esse proprietário, era um tipo porreiro, deu-nos  carta branca para alargar o que quisesse-mos, foi á argentina depois de nos autorizar, pusemos a caminho com  5 metros de largura.

Lembro que  tínhamos uma boa relação com a Câmara, que já vinha do tempo do meu antecessor, havia uma boa cordialidade espectacular,  usamos o  lema, quem não chora não mama, pois  não era com vinagre que se caçavam abelhas,  e sempre ás nossas custas  lá fazia-mos de vez em quando  umas merendas.

Uma das coisas que eu fiz que mais orgulho, foi retirar aquelas duas casas que existiam junto á igreja pertencentes na altura à tia Deolinda do padre,  das quais a do David já se encontrava em fase de construção adiantada , foi embargada e foi demolida parte dela para recuar , mas tudo feito num acordo entre o proprietário a  Câmara com, a Câmara teve que dar uma indemnização, pois a casa já estava no 2º andar,  caso não fosse feito aquele trabalho estaríamos hoje  com o acesso estragado.

 A saída da estrada  que vem da Mámoa ao Apeadeiro , chegou a estar  com o projecto assinado e tudo acordado com a proprietária  Sapateira, para sair do lado nascente da casa,  mas vieram as eleições,  eu perdi, e  foi  tudo por água abaixo , hoje  passados todos estes anos está tudo na mesma ,poderia estar ali uma grande obra, e não vejo ,quando possa vir  ser resolvido.

 Toda a reportagem completa pode ser vista aqui:



Partilhar:

Artigos Relacionados
Entrevista ao Presidente da ACDC César Ferreira
" Entrevista ao Tio Zilo"
Briosa e Cenoura são reforços confirmados no Carapeços.
Coral Magistroi ou Orfeão de Carapeços
Otávio de regresso a ACDC?
Emanuel Sá, a nova vaga de avançados da ACDC ?
ACDC em Festa.
Uma Festa da ACDC Porreira.
Entrevista a Mago Marco
Foto Miguel Francisco


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.