Menu

Arquivo

Freguesia












Fanfarra de S.Tiago de Carapeços
05Ago2016 11:30:31
Publicado por: José Pernicas Silva
FANFARRA S. TIAGO de CARAPEÇOS

 Fanfarra_de_carape_os.jpg

 Lugar da Igreja  - Carapeços 

Sede - Casa do Povo.

 A Fanfarra de S.º Tiago de Carapeços em termos oficiais consta como personalidade jurídica, desde 2002 com estatutos e regulamento interno, necessários para ser inscrita no INATEL e poder gozar dos direitos e regalias, nos termos do art. 5º do Reg. dos CCDs.

No entanto esta  nasceu muito antes, foi a 30 de Outubro do ano de 1980, formada através da transição de alguns elementos da Fanfarra já existente (Grupo de Escuteiros), que tinham vontade de fazer uma fanfarra  mais sólida e cada vez maior. Tendo esta  sido formada  pelo Corpo Nacional de Escutas  no ano de 1977, três  anos depois  em 1980 compraram os primeiros instrumentos, para formar a mesma,  tendo sido acordado por ambas as partes o pagamento de 80 mil escudos (dinheiro esse destinado a pagar todos os instrumentos já existentes) dividida em 4 prestações de 20.000$00/cada, com o dinheiro que viesse a ser  angariado nas próximas saídas que esta fanfarra recebesse. Nos vários convites que se seguiriam para perfilar nas diversas festas religiosas, não só no concelho, como  também em todo norte do país.

 

Convites esses, que foram surgindo cada vez mais ao longo da sua existência. Devido á sua boa estrutura e consolidação,  contando com a experiência, com  vontade  e o brio dos mais velhos  e responsáveis em fazer chegar bem longe o bom nome  da sua  freguesia. Esta fanfarra atingiu patamares bastante  elevados  por mérito da  quantidade e qualidade dos seus  elementos, representando com  classe os diversos  géneros de perfiles  de excelente tecnicismo, fizeram dela a melhor Fanfarra do Concelho e uma das melhores do litoral  Norte.

 

Mesmo vez tendo sido registada naquela época, mas devendo-se no entanto a estas pessoas o sucesso desta iniciativa,  tendo esta sida  gerida  num sistema "HA' DOC",  vamos considerar estas pessoas como os fundadores desta grande instituição sedeada em Carapeços:

 

 

Fundadores. 

Manuel Barbosa da Silva 

Armindo Matos Miranda 

Manuel Coutada Caetano

 

Direção em 2006

 

Presidente. Domingos da silva Pereira

Vic. Presidente. Manuel Costa Pombo

Secretário. Armindo Manuel da Costa Vilas Boas

Tesoureiro.  Armindo Matos Miranda 

 

Contactos.

 

Presidente. 962838708 


 

ESCUTEIROS.

 

O grupo de escuteiros fez a sua promessa em 20-03-1977, mas com o aparecimento da Fanfarra dentro do grupo, este começou a claudicar e em 1979 suspendeu as suas actividades.

 Em 30-10-1980 passou a chamar-se Fanfarra de Santiago de Carapeços.



Partilhar:

Artigos Relacionados
Coral Magistroi ou Orfeão de Carapeços


Para poder comentar necessita de iniciar sessào.